Live – 30/06

Programe-se! Aqui você pode acessar as “lives” do dia. Inscreva-se também em nosso canal no YouTube.

8h – Música Viva

Música Viva – História da Música: Barroco (Danilo Guanais)

Música Viva – História da Música: Barroco (Danilo Guanais)

Alguns desenvolvimentos musicais ocorridos no Barroco nos deixaram um legado inestimável: escrita em pauta de cinco linhas, sistema de afinação temperado, tonalismo e sistematização da harmonia, autonomia da música instrumental, luteria, expressividade individual trazida pela Ópera, além do brilho de Bach e outros mestres inesquecíveis. Escutemos uma amostra da genialidade da época.

Música Viva foi um programa de rádio da Escola de Música da UFRN, em parceria com a FM Universitária de Natal, veiculado entre 2006 e 2014. Foi idealizado e apresentado pelos professores Marcus Varela e Danilo Guanais. Você pode acessar todos os programas pelo Auditório Onofre Lopes Digital no link: https://onofre.musica.ufrn.br/musica-viva/
Cada episódio possui aproximadamente 1 hora, e propõe um tema ligado à música de concerto, com comentários e informações que possam orientar a apreciação, expandir o vocabulário e o conhecimento sobre música, de uma forma geral. Os temas variam entre gêneros específicos, instrumentos, intérpretes e compositores, obras comentadas, períodos históricos e música de época, música brasileira, produções da Escola de Música da UFRN, questões ligadas à análise musical e à teoria da música, bem como outros temas pitorescos e curiosidades do meio musical. Por ocasião da pandemia, e com a intenção de levar informação sobre música aos alunos e à comunidade em geral, o programa foi reformatado para podcast diário. O acervo está em constante construção, como um novo episódio acrescentado a cada dia. Aqui no FIMUCA separamos uma pequena amostra dentre os muitos temas que você poderá acessar e ouvir.

21h – Orquestra Sinfônica da Bahia

FIMUCA – OSBA

Orquestra Sinfônica da Bahia

Concerto dia 06 de Junho de 2019 – TCA – Salvador – Bahia – Brasil

Maestro: Erick M. Vasconcelos
Solista: Guido Sant’Anna