Live – 02/07

Programe-se! Aqui você pode acessar as “lives” do dia. Inscreva-se também em nosso canal no YouTube.

08h – Música Viva

Música Viva – História da Música: Classicismo (Danilo Guanais)

Música Viva – História da Música: Classicismo (Danilo Guanais)

Período situado entre a morte de Bach (1750) e a de Beethoven (1827), o Classicismo é o mais curto dentre todos na história da música ocidental. Sua importância, contudo, é gigantesca. Nesta época solidificaram-se formas, gêneros, formações instrumentais e vocais, mantidas até hoje. A música conheceu nomes como Haydn, Mozart e Beethoven, que juntos formaram a Primeira Escola de Viena.

Música Viva foi um programa de rádio da Escola de Música da UFRN, em parceria com a FM Universitária de Natal, veiculado entre 2006 e 2014. Foi idealizado e apresentado pelos professores Marcus Varela e Danilo Guanais. Você pode acessar todos os programas pelo Auditório Onofre Lopes Digital no link: https://onofre.musica.ufrn.br/musica-viva/
Cada episódio possui aproximadamente 1 hora, e propõe um tema ligado à música de concerto, com comentários e informações que possam orientar a apreciação, expandir o vocabulário e o conhecimento sobre música, de uma forma geral. Os temas variam entre gêneros específicos, instrumentos, intérpretes e compositores, obras comentadas, períodos históricos e música de época, música brasileira, produções da Escola de Música da UFRN, questões ligadas à análise musical e à teoria da música, bem como outros temas pitorescos e curiosidades do meio musical. Por ocasião da pandemia, e com a intenção de levar informação sobre música aos alunos e à comunidade em geral, o programa foi reformatado para podcast diário. O acervo está em constante construção, como um novo episódio acrescentado a cada dia. Aqui no FIMUCA separamos uma pequena amostra dentre os muitos temas que você poderá acessar e ouvir.

21h – Orquestra Filarmônica de Minas Gerais – OFMG

FIMUCA – OFMG

Richard STRAUSS | Ein Heldenleben, op. 40 / A Hero’s Life / Uma vida de herói

Fabio Mechetti, regente

Estreada em Frankfurt, sob a regência do próprio Richard Strauss, em 1899, “Uma vida de herói” demonstra o amadurecimento e maestria do compositor na consolidação de sua linguagem. Enraizada no Romantismo, mas prodigamente ramificada pelo século XX, esta obra abre caminho para novas possibilidades musicais, exploradas pelo compositor em obras subsequentes. Neste poema sinfônico, Strauss trabalha a ideia dos artistas enquanto heróis e se baseia na própria vida para colocar, em primeiro plano, a realidade sonora da construção musical. Apresentamos e gravamos “Ein Heldenleben” no dia 17 de julho de 2012, no Palácio das Artes.