Live – 01/07

Programe-se! Aqui você pode acessar as “lives” do dia. Inscreva-se também em nosso canal no YouTube.

8h – Música Viva

Música Viva – Impressionismo (Marcus Varela)

Música Viva – Impressionismo (Marcus Varela)

Movimento estético originado no final do século 19, o Impressionismo representou a primeira grande quebra em relação à tradição musical tonal, apontando caminhos para a música contemporânea. Na pintura é caracterizado pelo jogo de luzes e cores, que leva à percepção do objeto ou da paisagem, sem contornos definidos. Na música o equivalente seria a ausência de uma tonalidade bem definida, em que os acordes não encadeados e as escalas não tradicionais levam a um estado de flutuação, estimulando a imaginação do ouvinte.

Música Viva foi um programa de rádio da Escola de Música da UFRN, em parceria com a FM Universitária de Natal, veiculado entre 2006 e 2014. Foi idealizado e apresentado pelos professores Marcus Varela e Danilo Guanais. Você pode acessar todos os programas pelo Auditório Onofre Lopes Digital no link: https://onofre.musica.ufrn.br/musica-viva/
Cada episódio possui aproximadamente 1 hora, e propõe um tema ligado à música de concerto, com comentários e informações que possam orientar a apreciação, expandir o vocabulário e o conhecimento sobre música, de uma forma geral. Os temas variam entre gêneros específicos, instrumentos, intérpretes e compositores, obras comentadas, períodos históricos e música de época, música brasileira, produções da Escola de Música da UFRN, questões ligadas à análise musical e à teoria da música, bem como outros temas pitorescos e curiosidades do meio musical. Por ocasião da pandemia, e com a intenção de levar informação sobre música aos alunos e à comunidade em geral, o programa foi reformatado para podcast diário. O acervo está em constante construção, como um novo episódio acrescentado a cada dia. Aqui no FIMUCA separamos uma pequena amostra dentre os muitos temas que você poderá acessar e ouvir.

16h – Mesa Redonda Especial

Tema: “Ismos” no meio musical: Revendo EstruturasUma conversa sobre estruturas limitantes no universo musical e como podemos repensá-las para um ambiente mais justo e digno.

Mediadora: Prof. Deborah Wanderley dos Santos.

Convidados:
CLARA SANTOS – chefe do naipe de Violas da Orquestra Sinfônica Nacional

LUIS FERNANDO FISCHER – professor de violino da Escola Livre de Música de Limeira

GUILHERME ROCHA – regente assistente na Orquestra Experimental de Repertório

ARTHUR BARBOSA – Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Eleazar de Carvalho em Fortaleza e regente da Ospa Jovem em Porto Alegre (RS)

SUELEM SAMPAIO – monitora de Harpa da Orquestra Experimental de Repertório – Teatro Municipal de São Paulo, professora dos Curso de Extensão em Harpa na USP, Festival Música nas Montanhas, Buenos Aires Harp Week 2019 e da Universidade Mozarteum

18h – Recital Karin Fernandes

Recital com a pianista Karin Fernandes

Programa:
L.V.Beethoven: Sonata op.2 nº1
E.Grieg: Lyric piece op.47 nº3
C.Chaminade: Automne, Étude de concert nº2
C.Chaminade: Souvenance, Romance sans paroles
C.Debussy: Images I

21h – Orquestra Filarmônica de Goiás – OFG

FIMUCA – OFG

Orquestra Filarmônica de Goiás

Apresentação da Orquestra Filarmônica de Goiás na Sala São Paulo no dia 10 de julho de 2015 durante turnê nacional.

Sinfonia nº2, Op. 16 ” Os Quatro Temperamentos” de Carl Nielsen.
I. Moderato
II. Allegro
III. Alegretto
IV. Andante – Allegro