Nossa história

O que um grupo de excelentes músicos poderiam fazer em julho, o mais tradicional mês de festivais de música no país, estando em plena quarentena por conta do COVID-19?

A consciência de que o mês de julho de 2020 poderia vir a ser o primeiro em mais de 50 anos sem a realização de um festival internacional de música em nosso país foi a centelha inicial de uma idéia simples. De um convite disparado a alguns dos principais instrumentistas de nosso país, seguido de inúmeras respostas positivas, nasceu o FIMUCA. 

Em um movimento similar a uma corrente do bem, cada um dos primeiros convidados assumiu a responsabilidade por sua classe de instrumento e por convidar outros professores, de modo que pudéssemos realizar um lindo festival, fruto de um trabalho coletivo de artistas das mais diversas nacionalidades. 

Com o apoio e realização da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o FIMUCA vem ao mundo dentro de uma plataforma de ensino à distância, permitindo um melhor aproveitamento das aulas ofertadas e a emissão de certificados através da Pro-Reitoria de Extensão da UFRN. 

O festival contará com aproximadamente 200 professores, divididos em classes de composição, regência, canto, piano, harpa, violão, cordas, madeiras, metais e percussão. Teremos também inúmeras transmissões de concertos e mesas-redondas, nas quais poderemos discutir os mais diversos temas relacionados à nossa arte e ao momento no qual vivemos.

As inscrições serão gratuitas, realizadas através do site do festival e abertas a todos os estudantes, profissionais e amantes da música em geral. 

Que tenhamos todos um bom festival, 

Flávio Gabriel
Organizador – FIMUCA

Conheça o time FIMUCA

Coordenadores de classe

Januibe Tejera

Composição

Evandro Matté

Regência

Rosana Lamosa

Canto

Erika Ribeiro

Piano

Paola Baron

Harpa

Fabio Zanon

Violão

Emmanuele Baldini

violino

Quarteto Campestre

Viola

Fábio Presgrave

Violoncello

Pedro Gadelha

Contrabaixo

Claudia Nascimento

Flauta

Ricardo Barbosa

oboé

Ovanir Buosi

Clarinete

Romeu Rabelo

Fagote

Emiliano Barri

Saxofone

Flávio Gabriel

Trompete

Lucca Soares

Trompa

Carlos Freitas

Trombone

Fernando Deddos

Eufônio

Albert Kahttar

Tuba

Ricardo Bologna

PercussÃo

POR TRÁS DAS CÂMERAS

Voluntários

Andressa Lima - Mídias socias

Trompetista natural de São Paulo, Bacharel em Trompete pela Faculdade Cantareira. Iniciou seus estudos aos 15 anos no C.E.U Meninos. No ano de 2008 passa a integrar a Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) e a Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Atuou na Orquestra do Theatro Lírico de Equipe e Brass Band Rejente Feijó. Em 2010 passa a integrar a Orquestra Infanto - Juvenil. Também participou de vários Festivais de Música como FEMUSC, Coreto Paulista, Festival de Música de Londrina, Carlos Gomes, Festival de Trompetes Maurice André, entre outros. Atuou como trompetista em shows e gravações com Agnaldo Rayol, Luísa Sonza, Anitta e Integrou a Big Band Itaú no Rock in Rio 2020. Atualmente é professora do Método Suzuki para metais, trompetista do Bloco Me Lembra Que Eu Vou e da Banda Pandora.

Joelson de França - Mídias socias

Joelson de França , trompetista natural de Paulo Afonso - BA. Iniciou seus estudos aos 09 anos no Projeto Banda marcial infantil de Cubatão. No ano de 2012 passa a integrar a Escola Municipal de Música do Estado de São Paulo (EMM), e no ano de 2013 passa a integrar no Instituto Baccarelli. Atuou na Orquestra Jovem do Instituto Baccarelli. Em 2017 passa a integrar a Orquestra da universidade da Mackenzie. Também participou de vários MasterClass com grandes professores como Wynton Marsalis, Jurgën Pöchhacker, Christopher Dickens, Pacho Flores, Marcos Motta, Fernando Dissenha, Carlos Sulpicio, entre outros. Atuou como trompetista em shows, conferências e lançamentos de filme como Guilherme Arantes, III Conferência Global sobre o Trabalho Infantil (OIT), em Brasília e Participou do lançamento do filme Tudo Que Aprendemos Juntos, do diretor Sérgio Machado, entre outros. Atualmente é Educador Voluntário de Música no Projeto da Banda Marcial infantil de Cubatão e Trompetista da Orquestra de Metais e Percussão de Cubatão.

Bárbara Lamartine - Assistente da Coordenação Geral

Enfermeira com experiência em relações internacionais, atualmente é militar na Marinha do Brasil e trabalha na linha de frente contra o covid19. Barbara estaria aprendendo Fagote agora se não fosse a pandemia. Impedida, decidiu contribuir voluntariamente como tradutora e como assistente da coordenação geral do FIMUCA.

Equipe Organizadora UFRN

Prof. Dr. Jean Joubert - Diretor Escola de Música da UFRN

Possui graduação em Educação Artística - Licenciatura Plena em Música pela Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES (2001). É mestre e doutor em Música-Etnomusicologia pela Universidade Federal da Bahia-UFBA. Foi professor visitante na Queen's University Belfast (QUB), Irlanda do Norte, onde fez Doutorado Sandwich. Atualmente é professor e Diretor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN onde atuou como Coordenador dos Cursos de Graduação em Música (Licenciatura e Bacharelado: gestão 2009 a 2011), foi lider o Grupo de Estudos e Pesquisa em Música-GRUMUS (2009-2013); coordenador adjunto do Curso de "Especialização em Educação Musical na Educação Básica" (deste 2010); coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música (mestrado acadêmico) de 2013 à 2016; é membro da Comissão Permanente de Desenvolvimento Institucional - CPDI desde 2014; conselheiro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, desde 2013; membro da Comissão Permanente de Comunicação; conselheiro do Conselho Gestor da Política de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, desde 2017. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente em Etnomusicologia e Educação Musical. Na Etnomusicologia estuda a cultura afro-brasileira com pesquisas desenvolvidas sobre o Samba de Roda do Recôncavo Baiano (transmissão musical da Viola Machete) e, desde o ano de 2001, pesquisa o Congado mineiro com dissertação e tese voltadas para essa cultura musical (estudos concernentes a identidade musical, mudança e transmissão musicais). Na área de Educação Musical tem se dedicado à pesquisas sobre a formação em música, com atuação na formação inicial e continuada de professores de música. É Editor Associado do Art Reseach Journal, e ainda atua ainda como parecerista da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música e de eventos Nacionais e Regionais da ABEM-Associação Brasileira de Educação Musical na qual é membro da diretoria.​

Prof. Dr. Flávio Gabriel - Coordenador Geral FIMUCA

Professor de trompete da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Atuou como principal trompetista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre - OSPA, entre 2004 e 2009 e integrou o naipe de trompetes da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP, entre 2009 e 2015. Como solista tem se dedicado a estréia de obras de compositores nacionais compostas especialmente para ele, além de estréias nacionais de compositores estrangeiros. Como professor é convidado frequente nos principais festivais de música no país, como Campos do Jordão, Jaraguá do Sul, Pelotas além diversos festivais de trompete no país e na América do Sul.

Prof. Dr. Radegundis Tavares - Coordenador de Projetos FIMUCA

Presidente fundador da Associação de Trompistas do Brasil (2013-2015), Radegundis Tavares gravou três CDs solo e coordenou o primeiro Simpósio da International Horn Society na América Latina, a 49ª edição. Foi eleito em 2017 para a posição de Advisory Council da International Horn Society, o 2º sul-americano a ocupar essa posição. Estreou diversas obras brasileiras para as mais variadas formações. Transcreveu, interpretou e gravou diversas obras com destaque para composições virtuosísticas e da música brasileira popular. Cursou Bacharelado, Mestrado e Doutorado na UFPB e teve como professor de trompa Cisneiro de Andrade e como orientador na pós-graduação Luis Ricardo Silva Queiroz. Radegundis desenvolve pesquisa relacionada a performance na trompa e é líder do Grupo de Pesquisa de Prática de Instrumentos Musicais. Desde abril de 2008 é professor efetivo de trompa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Prof. Me. Julio Melo - Coordenador EAD FIMUCA

Possui Graduação em Música pela Universidade Estadual de Campinas (2009), Especialização em Música Brasileira e Educação Musical pela Universidade Vale do Rio Verde (2012) e Mestrado em Educação, com ênfase em Educação Musical, pela Universidade Federal de São Carlos (2015), tendo 3 CDs publicados. Atualmente cursa o Doutorado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Participou de diversos projetos de circulação e gravação de Música Popular, dentre eles o FICC (2009), Vila Velha Cultura e Arte (2010), Prêmio de Circulação de Música Popular da FUNARTE (2010/2011), ProAc (2011/2012), DME Cultural (2015, 2016 e 2017), FUNARTE (2015 e 2016), LEIC -MG (2016 e 2018), com repercussão nacional, e o Festival (Amostra) Jazz a la Calle (2013) realizado na cidade de Mercedes no Uruguai, com repercussão internacional. Desde 2019 é membro do GRUVIO - Grupo de estudos sobre o Violoncelo, Violino, Viola e Contrabaixo nos séculos XX e XXI e, desde 2016, é membro do MUSILINC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Música, Linguagem e Cultura, que tem sede na UNICAMP. Atualmente é Professor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - EMUFRN, atuando nas áreas de Teoria da Música e Educação a Distância e professor do Curso de Licenciatura em Música a Distância da Universidade de Brasília (UnB). É músico, educador e compositor. Tem experiência nas áreas de Artes e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Musical, Educação a Distância, Educação Musical a Distância, Tecnologias, Música Popular Brasileira e Estudos em Música Popular.

Professor Dr. Alexandre Maiorino - Coordenador Audiovisual FIMUCA

Possui graduação em Música Popular pela Universidade Estadual de Campinas (1993), Mestrado em Engenharia Civil na área de Acústica pela Universidade Estadual de Campinas (2013) e Doutorado em Arquitetura e Construção na área de Acústica pela Universidade Estadual de Campinas (2018). Leciona na Escola de Música da UFRN nas áreas de Gravação, Sonorização e Acústica. É coordenador do laboratório de pesquisa “Estúdio Ritornello”. Possui vasta experiência na área de gravação de música erudita, música popular, produção publicitária para rádio, TV e cinema, produção e pós-produção de áudio para cinema, sonorização e gravação ao vivo, projetos acústicos de estúdios de áudio e acústica de salas.

Professor Dr. Alexandre Viana - Suporte em Tecnologias Digitais FIMUCA

Possui graduação em Musica pela Universidade Federal da Paraíba (1992), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (1998) e doutorado em Música pela UNIRIO (2013). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música e Computação, Estúdios de Gravação, atuando principalmente nos seguintes temas: pro tools, mixagem, masterização e educação musical.