Teoria musical

  De 9h às 12h

Marisa Ramires - Coordenador da Classe

É professora de música, palestrante e autora dos livros ” Exercícios de TeoriaMusical: uma abordagem prática”, “Harmonia: uma abordagem prática” e “A Teoria de Edmond Costère: uma perspectiva em análise musical”. Por mais de trinta anos foi professora universitária titular em diversas instituições de ensino privado em São Paulo, nas áreas de teoria e harmonia musical. No período de 2008 a 2010 foi professora da pós-graduação da UniFMU FIAM FAAM/São Paulo no curso de docência superior em música.
É bacharel em violão sob orientação do professor Henrique Pinto (1983) e em Composição e Regência pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (1986), SãoPaulo. Estudou composição com o professor doutor e compositor Almeida Prado. É Mestre em Música pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(1999), UNESP/São Paulo, sob a orientação da profa. Dra. Maria de Lourdes Sekeff Zampronha.
Integrou o projeto Guri Santa Marcelina de 2008 a 2011 como consultora pedagógica, professora visitante e membro das bancas nos processos seletivos. Como parte deste trabalho também desenvolveu materiais didáticos institucionais nas áreas de teoria e iniciação musical. É frequentemente convidada para dar entrevistas, integrar mesas redondas em eventos musicais e participar de programas de TV. Além disso, é chamada para compor bancas de comissões julgadoras em concursos públicos e fazer pareceres sobre trabalhos acadêmicos. No período de 2001 a 2004 foi colaboradora da revista Guitar Class na coluna sobre teoria musical. Possui artigos acadêmicos publicados em anais de congresso. Em julho de 2019 e janeiro de 2020 participou de cursos de férias no Sesc Guarulhos e no Centro de Pesquisa e formação do Sesc São Paulo. Recentemente produziu o curso gravado intitulado “fundamentos da música para leigos”, lançado no canal do CPF Sesc. Desde 2016 possui o canal YouTube.com/marisaramires, com a produção de material pedagógico nas áreas de teoria e harmonia musical, com mais de 480 vídeos disponíveis. É idealizadora do projeto Sala de Aula Virtual, com aulas ao vivo, iniciado em 2017nas áreas de teoria, harmonia, percepção, contraponto, análise e composição.

PROFESSORES

Sandra Mendes Sampaio

Mestre em música pela UNESP – Universidade Estadual Paulista (2003) e Bacharel em Composição e Regência pela Faculdade de Artes Alcântara Machado – FAAM (1992) iniciou seus estudos musicais aos 12 anos de idade, concluindo posteriormente o curso Técnico Musical pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul. (1989). Participou de diversos cursos de pedagogia musical, com destaque para o curso sobre o método Kodály na Universidade de Verão “Dunakanyar” – Esztergom – Hungria (1990), sobre o qual também possui curso de especialização Latu-Sensu (1994). Na área de regência coral e orquestral, participou também de diversos cursos e oficinas, com destaque para as oficinas de Verão de Curitiba em regência orquestral (1992/93) e regência coral (1993). Com intensa atuação na área pedagógica, foi professora nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música da FIAM-FAAM – Centro Universitário (2001/2017), em São Paulo. Lecionou na Fundação das Artes de São Caetano do Sul (1990/2006), onde também foi Coordenadora dos Cursos de Música da instituição (1996/97) e na Fundação Cultural Cassiano Ricardo em São José dos Campos entre 1993 e 1998 (onde foi co-autora do curso “Linguagem Musical”, ministrado naquela entidade). Integrou a Comissão de Instalação da Faculdade Villa-Lobos do Cone Leste Paulista – FAVCOLESP em São José dos Campos (2008/2012) obtendo o Credenciamento e a Autorização para o início de suas atividades, atuando como Pesquisadora Institucional/Coordenadora Pedagógica. Desde agosto de 1998 é Regente Titular do Coral Libercanto da cidade de São José dos Campos ano em que também passou a integrar o projeto “Coral da UNESP” – Universidade Estadual Paulista, dirigindo os corais dos campi de São José dos Campos e Guaratinguetá onde também respondeu pela Supervisão Artística do projeto no estado de São Paulo (2006/10). Atualmente responde pela gestão do Programa Bem Viver Para Tod@s – Cultura, Convênio Unesp/Santander. Foi Regente Assistente da Orquestra Sinfônica Jovem da Fundação das Artes de São Caetano do Sul (1992/1996), e Regente Assistente da Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul (1997). No Vale do Paraíba dirigiu ainda o grupo da Oficina Coral na cidade de Jacareí (2002/04). Nos anos de 2013/14 atuou como Diretora Cultural na Fundação Cultural Cassiano Ricardo de São José dos Campos, entidade gestora da cultura no município.

Vanessa Nonis

Possui atividade artística como pianista, tendo atuado em concertos como solista de orquestra, recitalista e camerista. Em sua formação destacam-se cursos regulares de piano com as professoras Marisa Rosana Lacorte e Luciana Sayure Shimambuco. Participou de master-classes e festivais de música com destacados professores nacionais e internacionais. Possui premiações em concursos nacionais de piano, com destaque para o prêmio revelação obtido no I Concurso Nacional de São Caetano do Sul, no qual a renomada pianista brasileira Yara Bernette, que presidiu a banca de jurados, teceu o seguinte comentário: “nunca tinha ouvido um improviso de Schubert com tal qualidade de som aqui no Brasil”. Destaca-se também o primeiro lugar no concurso do departamento de música da ECA-USP, no qual foi selecionada para solar com a orquestra de câmara da Usp sob a regência de Gil Jardim. É Bacharel em piano pela Universidade de São Paulo (2003), sob orientação do professor Gilberto Tinetti. Concluiu a Especialização Lato Sensu em Docência em Música pela UniFIAM-FAAM-SP (2009), sob orientação da professora Ms. Marisa Ramires. É Mestre em Música pela Universidade de São Paulo, sob orientação da professora Dra. Luciana Sayure Shimambuco. Há dezesseis anos desenvolve trabalho na área de piano erudito, realiza master-classes, integra banca de concursos, prepara alunos para provas, recitais e festivais de música. Possui sete anos de experiência no ensino superior de música nas faculdades FITO (Osasco) e FMU-Fiam/Faam (São Paulo) nas áreas de treinamento auditivo e piano. Recentemente participou do curso de imersão de uma semana com a grande pianista/artista portuguesa Maria João Pires, no Instituto Baía dos Vermelhos em Ilhabela. Há mais de dez anos dedica-se à pesquisa metodológica na área de treinamento auditivo, com elaboração de estratégias e produção de materiais. Desde 2012 é professora titular da área de piano erudito da Fundação das Artes de São Caetano do Sul, onde contribui na organização e realização dos eventos das sextas musicais e da mostra de música.