Classe - Som ao Vivo

Coordenador de Classe

Fabrizio Di Sarno

Fabrizio Di Sarno é formado em Composição e Regência pela FAAM, com mestrado em Comunicação Audiovisual pela UAM e atualmente (2020) cursa o doutorado em Comunicação Audiovisual na UAM com bolsa da CAPES. Trabalha como professor na FATEC-TATUÍ e no CEUNSP. Trabalha como tecladista, compositor e produtor e já tocou em bandas como Angra, Shaman, Karma, Edu Ardanuy, Bittencourt Project, Symbols, Paul di Anno, Mike Portnoy, Notturnall  entre outras. Como trilheiro já compôs trilhas para marcas como Natura, Governo Federal, Banco Bradesco, Guaraná Antártica, Odebrecht, Justiça Federal entre outras.

Professores

Alexandre Rabaço

Técnico-operador de áudio (ao vivo e estúdio). Diretor do Aura Mix & Master, estúdio localizado Petrópolis (RJ), projetado para mixagens e masterizações especiais. Nos últimos anos tem se dedicado a desenvolver técnicas de desenho, agrupamento e montagem de sistemas de PA para shows que realiza pelo Brasil. Também trabalha como consultor técnico da Attack do Brasil, fazendo parte do grupo de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa. Atualmente viaja pelo país como instrutor do Curso de Desenho e Alinhamento de Sistemas de Sonorização, já assistido por mais de 1000 alunos desde a primeira turma, realizada em março de 2015. Desde o final de 2016, também atua como instrutor do Treinamento Oficial do software “Smaart” no Brasil. Trabalhos recentes incluem artistas como Djavan (técnico de monitor); Seu Jorge (técnico de PA, gravação e mixagem do CD/DVD “Músicas Para Churrasco Ao Vivo” – vencedor do Grammy® Latino de “Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro” em 2013); Lulu Santos (técnico de PA, gravação e mixagem do CD “Lulu Canta & Toca Roberto e Erasmo”, gravação e mixagem do DVD “Toca Mais Lulu”); Leila Pinheiro, Fernanda Abreu, Pretinho da Serrinha, Maria Rita, David Feldman, entre outros. Seu projeto mais recente é o curso on-line Alinhamento na Prática, lançado com sucesso em março de 2020.

Bia Wolf

Beatriz Paiva é engenheira de som, diretora de palco e roadie Formada em 2014 pelo renomado Instituto de Áudio e Vídeo (IAV) de São Paulo, foi monitora da escola, ministrando aulas práticas de montagem e operação de sistemas de som.

Trabalhou para importantes festivais como Bananada (GO), Timbre (MG), CoMA (BSB), WME (SP) SIM SP e Psicodália (SC), e em conjunto a bandas de grande relevância do cenário internacional e nacional, como Glenn Hughes,Napa lm Death, Cumbia All stars, Mateus Carrilho, Quartabe, Supercombo, Tom Zé.Atualmente é técnica de som da Mulamba, roadie e diretora de palco da Francisco, el Hombre e roadie da Ana Cañas, além de seguir como freelancer para diversas bandas, produtoras e eventos. 

Florencia Akamine

Há mais de 25 anos no mercado de áudio, Florencia, começou sua carreira no Rio de Janeiro, em estúdios como o Discover Digital Estúdio, Nas Nuvens, AR Studios, Mega Studios, Cia. dos Técnicos, Impressão Digital, EG Estúdio, Estúdio Verde, Casa 3, dentre outros. Foi uma das pioneiras em edição digital no Brasil, ministrando aulas de ProTools e Gravação no IATEC, no Curso de Produção Fonográfica da Rio Música e na graduação em Produção Fonográfica da Universidade Estácio de Sá. Tem diversos artigos publicados na imprensa nacional e internacional especializada. Trabalhou como segunda engenheira de master na Classic Master, de 2005 a 2009. Atua em live sound para Gal Costa, Chico César, Luiza Possi, Filipe Catto, e para vários artistas independentes.  Foi engenheira responsável pelo projeto Escuta as Minas, do Spotify Brasil, em 2019.

João Milet Meirelles

Compositor, produtor musical, live electronics performer e fotógrafo, João Milet Meirelles se dedica à pesquisa do som e imagem com uma atenção especial para as texturas e timbres e suas relações temporais. Vindo de uma família de artistas do teatro e com extensa experiência na cena, seu trabalho de fotografia, composição, produção e direção musical se encontram e criam um corpo estético próprio.

Desenvolve desde 2010 seu trabalho autoral em música em performances de live electronics com composições autorais dentro do projeto Infusão.

Desde 2012 toca e produz live electronics na Baiana System. Banda formada em 2009 com extenso currículo e forte presença no novo cenário da música brasileira. Em 2020 lançou o Taxidermia Vol.1, projeto em parceria com a compositora Jadsa. Desde 2004 trabalha como compositor e músico de trilhas sonoras para teatro, dança e cinema. Com prêmio recente de melhor trilha sonora para o curta de animação “Entroncamento” 2016 (Igor Souza – Lanterninha Produções).

Juan C. Wallace

Formado em Publicidade e Propaganda pela FAAP, JC deu muita aula de música particular e em escolas de música, trabalhou em estúdios de produção musical e de música para publicidade como Estúdio 500, Abertura Som & Imagem, Imaginação Produções e outros, produziu artistas independentes como Spangled Shore, Os Intelectuais, GeeBee Minds e outros, atuou como técnico de palco da banda Domingão/TV Globo, entre outras atividades. Desde 2015 JC Wallace é Coordenador de Marketing do Brasil para a IK Multimedia, multinacional italiana de hardware e software de produção musical, além de criador e professor do curso de Produção Musical da escola IMKS em São Paulo. Continua produzindo artistas independentes, comprando equipamentos sem motivo aparente, gravando, mixando e curtindo boa música.

Marina Casagrande

Marina Casagrande (@elavoa) é jornalista, videomaker e fotógrafa no universo artístico e cultural há 13 anos. Possui linguagem documental prática e naturalista, priorizando o espontâneo em seus registros. No início da pandemia, se especializou em lives que podem ser realizadas de maneiras práticas e com equipamentos acessíveis.

 

Roberta Siviero

Roberta Siviero: técnica de som e diretora técnica, com 20 anos de experiência nas mais variadas áreas que envolvam áudio, como TV, teatro, som direto, pós-produção em audiovisual, mas principalmente, com som ao vivo, trabalhando com artistas como Johnny Hooker, Gaby Amarantos, Banda Uó, Vivendo do Ócio, China, Rashid, entre outros, e também, em grandes eventos como Lollapalooza e os Jogos Olímpicos de 2016. É uma das organizadoras da página Mulheres do Áudio (um movimento do grupo de mulheres técnicas de som que surgiu em 2012 em SP, para estudo, apoio mútuo e indicação entre as participantes), além do Encontro Técnico Regional de SP (ENTER-SP), de 2015, com encontros para todes técnicos da capital, nos mais diversos temas relacionados à área.

Rodolfo Rodrigues

Rodolfo Rodrigues é videomaker formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natalense radicado em São Paulo desde de 2013, criou em 2014 o canal de música “Elefante Sessions” onde registra de forma intimista canções de artista novos e consagrados. Atualmente, é videomaker oficial da maior rede de escolas de música do mundo, a School of Rock.

Zé Luis Carrato

Zé Luis Carrato atua na área do áudio profissional desde 1983, onde iniciou como assistente no Estudio ViceVersa, em São Paulo. Desde então, trabalhou em outros estúdios como: Norte Magnético, de propriedade de Luís Roberto Oliveira, totalmente voltado a gravações com sintetizadores, RAC Som e Imagem, onde fazia parte do time de produção da gravadora WEA, capitaneado por Pena Schmidt, entre outros. Em 1988 começou a atuar no mercado de Mixagens de Shows. Desde então, atua simultaneamente nos dois campos, no estúdio e na estrada com artistas como: Ira!, Capital Inicial, Charlie Brown Jr, Angra, Dionne Warwick, YES, Saxon, Armored Dawn e muitos outros. Atualmente, realiza mixagens em meu estúdio e é operador de PA e retorno das bandas Korzus e Noturnall.