Classe - Primeiros passos com áudio

Coordenadores de Classe

Professores

Alexandre Maiorino

Possui graduação em Música Popular pela Universidade Estadual de Campinas (1993), Mestrado em Engenharia Civil na área de Acústica pela Universidade Estadual de Campinas (2013) e Doutorado em Arquitetura e Construção na área de Acústica pela Universidade Estadual de Campinas (2018). Leciona na Escola de Música da UFRN nas áreas de Gravação, Sonorização e Acústica. É coordenador do laboratório de pesquisa “Estúdio Ritornello”. Possui vasta experiência na área de gravação de música erudita, música popular, produção publicitária para rádio, TV e cinema, produção e pós-produção de áudio para cinema, sonorização e gravação ao vivo, projetos acústicos de estúdios de áudio e acústica de salas.

Davison Pinheiro

Davison Pinheiro é arquiteto, escritor, pintor e músico. Como arquiteto fez mais de 250 projetos, incluindo o complexo de estúdios da Fatec Tatuí. É professor e pesquisador de Acústica do Curso de Produção Fonográfica da Fatec Tatuí desde 2012.

Fabrizio Di Sarno

Fabrizio Di Sarno é formado em Composição e Regência pela FAAM, com mestrado em Comunicação Audiovisual pela UAM e atualmente (2020) cursa o doutorado em Comunicação Audiovisual na UAM com bolsa da CAPES. Trabalha como professor na FATEC-TATUÍ e no CEUNSP. Trabalha como tecladista, compositor e produtor e já tocou em bandas como Angra, Shaman, Karma, Edu Ardanuy, Bittencourt Project, Symbols, Paul di Anno, Mike Portnoy, Notturnall  entre outras. Como trilheiro já compôs trilhas para marcas como Natura, Governo Federal, Banco Bradesco, Guaraná Antártica, Odebrecht, Justiça Federal entre outras.

Isabella Bretz Rodrigo Lana

Isabella Bretz é cantora, compositora, produtora cultural e analista internacional. Possui dois discos e um EP lançados, sendo que o terceiro álbum está em finalização. É uma das criadoras do “Sonora – Festival Internacional de Compositoras” e do projeto audiovisual “Pequenezas”, que já foi inserido em diversos festivais de cinema nacionais e internacionais. No projeto “Canções Para Abreviar Distâncias” une duas de suas paixões: a música e as relações internacionais.

Rodrigo Lana é pianista, produtor musical e engenheiro de áudio. Ganhador de vários prêmios, se apresentou em formato solo no Brasil e exterior, assim como em banda. Criador e gestor de uma produtora musical, gravou, mixou e masterizou vários artistas, realizando também a sonorização de eventos. Ensina piano e produção musical, sempre com foco em tecnologia. Atende clientes em vários países através de seu site, seja com criações e gravações de pianos ou demais serviços de produção. 

Isabella e Rodrigo são autores do livro “Conhecimentos de Áudio para Cantores” e criadores do projeto “Audio For Singers”. 

Karen Ávila

Formada em Produção Fonográfica e editora profissional desde 2012, Karen Ávila já trabalhou em grandes estúdios de São Paulo e com grandes produtores musicais e engenheiros de áudio. Seu portfólio de edição conta com CDs e DVDs de vários artistas a nível nacional.
É apaixonada por violão e criou o canal Quantize Áudio no YouTube mostrando suas aventuras pelo mundo do áudio.

Luana Muzille

Luana Soares Muzille é graduada em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina (2003-2006) e pós-graduada em Gestão Cultural pelo Senac. Foi produtora cultural do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí de 2009 a 2014. Foi produtora responsável dos grupos Big Band, Jazz Combo, Cia de

Teatro, Grupo de Percussão, Grupo de Performance Histórica, Coro Sinfônico, Camerata de Violões, Banda Sinfônica e Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, produziu diversos encontros internacionais, entre eles o Encontro Internacional de Pianistas, Violonistas, Encontro de Saxofones, de Cordas, Metais, e festivais como o Certame da Canção, Fetesp, Painel Instrumental, Festival Raiz e Tradição – Torneio Estadual de Cururu. Produziu eventos com artistas como Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Guinga, Arismar do Espirito Santo, Heraldo do Monte, Maestro Branco, Hamilton de Holanda, Frank Battisti, Paulo Freire, Roberto Tibiriçá, Nailor Proveta, Vittor Santos, Mario Campos, Vinícius Dorin, Mauro Senise, João Maurício Galindo, entre outros. Atualmente, é professora da disciplina de produção de eventos, no curso de Produção Fonográfica da Fatec Tatuí e coordena o núcleo de produção cultural da Fatec Tatuí, tendo realizado 4 edições do FICA – Festival de Composição Autoral da Fatec Tatuí. 

Lucas Meneguette

Lucas C. Meneguette é professor de áudio e música no curso de Tecnologia em Produção Fonográfica da Fatec Tatuí, onde supervisiona o NAGA (Núcleo de Áudio e Games). É Doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, com a tese “A afinação do mundo virtual: identidade sonora em jogos digitais”.

Rafaella Estevão da Rocha

Sócia Diretora da ACÚSTIKAR, desenvolve atividades em Acústica Arquitetônica e Urbana, Projeto Arquitetônico e Conforto Ambiental. Pesquisadora, professora e entusiasta da arquitetura, possui mais de 15 anos de experiência prática em projeto, e quase 12 anos de experiência em pesquisa, ensino e extensão em conforto ambiental e projeto arquitetônico.

Desenvolvida em parceria com o LAAICA – Laboratório de Acústica Ambiental/Industrial e Conforto Acústico do Departamento de Engenharia Mecânica da UFPR, sua pesquisa de mestrado foi pioneira na área de Conforto Ambiental, e a 1° acerca de Acústica e Acústica Urbana no MDU/UFPE.

Quando no Laboratório de Conforto Ambiental e Física Aplicada-LaCAF da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP seu projeto de tese de doutorado foi contemplado com a Chamada Universal MCTI/CNPq Nº 14/2014 viabilizado a aquisição do software de simulação acústica ODEON (Odeon A/S).

Em 2015 foi selecionada como uma das 6 representantes brasileiras para integrar o grupo “Talented Female Graduate Students” no “1st Women in Construction Workshop” promovido pela University of Central Florida, DESIMAL-UCF em parceria com a UNICAMP e a Xian Jiaotong-Liverpool University da China.

Raphael Barros

Raphael Barros é produtor de música eletrônica e sound designer, formado em Produção Fonográfica pela Fatec Tatuí, onde desenvolveu uma metodologia descritiva para a síntese de efeitos sonoros. DJ e produtor há 5 anos, já se apresentou nas maiores raves e clubes de São Paulo, como Mundo Psicodélico, Maori 1 e 2, Lírio, Psymind, Club A e Fabrique. Também compôs trilhas sonoras de games e de dança contemporânea, como os espetáculos À Deriva (2018), com a Cia Rit’s, e Dança Industrial (2019), com o Balleteatro Fred Astaire de Tatuí. Em 2020, inaugurou a NEXT LEVEL, que oferece cursos e mentorias em síntese avançada, produção, mixagem e masterização de música eletrônica.

Ticiano D'Amore

Ticiano D’Amore é professor da Escola de Música da UFRN. Possui diversos canais no Youtube, dentre eles o canal Reaper Brasil. É endorsado pela empresa de encordoamentos Solez. Tem registrados trabalhos como produtor, guitarrista e vocalista em vários CDs e DVDs de estilos diversos. É formado em Música Licenciatura pela UFRN, bacharel em Administração pela UnP, mestre em Administração pela UFRN e doutor em Administração pela UFRN.

Yago Marques

Yago Marques é técnico em Som e Áudio (PRONATEC/EMUFRN), técnico em Processos Fonográficos (UFRN), licenciado em Música (UFRN) e mestrando em Música (UFRN). Atua no mercado do áudio desde 2015, tendo se especializado em gravação musical e mixagem.

 No ano de 2018, lecionou no curso técnico em Áudio e Gravação Musical (PRONATEC/UFRN) como professor substituto, e no curso técnico em Processos Fonográficos (UFRN) como professor estagiário. Foi durante esse período que se apaixonou pelo processo de aprendizagem de música e tecnologia ao adaptar a Abordagem Triangular (Ana Mae Barbosa) para o ensino de áudio, contemplando a contextualização histórica da área, os fazeres artísticos e técnicos e a apreciação musical em suas aulas.

Atualmente exerce a profissão de técnico em áudio como autônomo (Estúdio 602), além de prestar serviços como freelancer para estúdios de Natal/RN, assessoria em tradução técnica e oferecer aulas privadas de áudio e música.