Classe - Gravação, Mixagem e Masterização

Coordenador de Classe

Zé Pires

Formado em Música pela Universidade Estadual de Londrina – UEL e mestre em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, iniciou sua carreira como docente universitário em 2002 na Disciplina de Música Aplicada e Flauta Doce. Em 2004 assumiu a vaga de professor de Técnicas de Gravação no Curso de Produção Fonográfica da Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE. Em 2009 Assumiu as aulas de flauta doce na área de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí, tornando-se também membro regular do Grupo de Performance Histórica do Conservatório como flautista doce e traverso. Em 2010 assumiu as disciplinas de Técnicas de Gravação e Consoles Analógicos Digitais do curso de Produção Fonográfica da Fatec Tatuí. Atualmente é coordenador do curso e gestor do Núcleo Profissionalizante Gravadora Experimental da FATEC.

Professores

Beto Neves

Multi-instrumentista, com 26 anos de experiência gravando e mixando os mais importantes artistas da música pop brasileira e latina, Beto Neves traz para sua obra seus conhecimentos do som analógico e do universo da percussão. Beto gravou e mixou artistas como: Sergio Mendes, Shakira, Alejandro Sanz, Gloria Estefan, Joey Montana, Ivete Sangalo, Nelly Furtado, Gilberto Gil, Claudia Leite, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Zezé di Camargo e Luciano, Harmonia do Samba , Dave Matthews Band, Cesar Camargo Mariano, The Black Eyed Peas, Seu Jorge e Diego Torres, para citar alguns.

Além disso, ele produziu e mixou artistas independentes de diversas partes do mundo. Desde o final de 2014, ele está baseado no Mosh Studios, o maior complexo de estúdios da América do Sul, localizado em São Paulo, Brasil. PRÊMIOS: Vencedor do Grammy Latino 2017 ¨ MELHOR ÁLBUM DE MÚSICA DO PAÍS BRASILEIRO¨ Bruna Viola, Melodias do Sertão (Engenheira de Gravação); Vencedor do Grammy Latino 2015 ¨ MELHOR ÁLBUM POP¨ Ivete Sangalo 20 Anos (Gravação e Mixagem); Prêmio Pró-Áudio Brasileiro 2011: MELHOR ENGENHEIRO DE MIXAGEM E MELHOR GRAVAÇÃO AO VIVO; 12 indicações para o Grammy Latino. 2 indicações ao prêmio Grammy americano.

 

Brendan Duffey

Brendan Duffey um produtor musical e engenheiro de áudio há 25 anos e proprietário do estúdio Brendan Duffey Audio localizado em Davis, Califórnia. Formado em Recording Arts pelo California State University Chico. Ao longo de sua carreira ele trabalhou com artistas como Daniela Mercury, 50 Cent, Angra, Lulu Santos, Andre Matos, Malta, RPM, Biquini Cavadão, Caetano Veloso, Ripper Owens, Kiko Loureiro, Zezé de Camargo e Luciano, Chitãozinho & Xororó, Sambô, Margareth Menezes, Costa Gold, Haikaiss, Charlie Brown Jr., CPM22, Titãs, Luiza Possi, Paula Fernandes, Slash, César Menotti e Fabiano, Dr. Sin, Almah entre outros. Brendan tem 6 indicações do Grammy Latino, e vários prémios em filme e publicidade incluindo Globo Profesional do Ano e um leão de Cannes. Brendan foi dono do Norcal Studios em São Paulo, Brasil entre 2005-2015 e também trabalhou como tecnico de mixagem para Sylvia Massy. Brendan também é professor de audio e produção na Faculdade American River em Sacramento, Califórnia

Carlos Freitas

Carlos Freitas é  engenheiro de áudio há 35 anos e proprietário do estúdio de masterização Classic Master localizado em São Paulo, Brasil.

Estudou na Berklee School of Music e na Faculdade Casper Líbero.

Ao longo de sua carreira como eng. de áudio, trabalhou com grandes artistas nacionais e internacionais, tais como Caetano Veloso, Carlos Vives, Gilberto Gil, Omara Portuondo, Toquinho, Tom Jobim, Inés Gaviria, Santiago Cruz, Milton Nascimento, João Gilberto, Roberto Carlos, Djavan, Ed Motta, Marisa Monte, Carlinhos Brown, Arnaldo Antunes, Luciana Souza, Céu, Ivete Sangalo, Jota Quest, Titãs, Melim, Clau, Rouge, Paralamas do Sucesso, Lulu Santos, Zélia Duncan, Maria Rita, Lenine, Aline Barros, Bon Jovi, Alice in Chains, Seal, Prince, Guns n Roses, Simple Red, George Michael, Filarmonicas de NY , Leningrado, Moscou e Israel, OSESP entre tantos outros nomes.

Em 2016, participou das Olimpiadas do Rio de Janeiro masterizando todo o áudio utilizado na cerimónia de encerramento para a transmissão em televisão e também para a apresentação no Maracanã. Possui 8 indicações ao Grammy Latino na categoria “Engenharia de Audio” nos anos de 2006, 2009, 2011, 2012, 2013 e 2016 , 106 trabalhos masterizados na Classic Master indicados e 26 premiados pelo Grammy e Grammy Latino.

Nos anos de 2000, 2002 e 2011, recebeu o prêmio PA promovido por Otavio Brito de “Melhor Profissional de Masterização” e em 2016, 2017, 2018 e 2019 recebeu o prêmio “Profissionais da Música” na categoria melhor engenheiro de masterização.


Dj Duh

Eduardo S Balbino ou DJ Duh, é DJ e produtor musical natural da cidade de Campinas, onde atua na cultura de rua da cidade desde o final da década de 80. Como DJ já trabalhou em casas noturnas bem conceituadas da cidade como Anonimat, Manhathans Club e Clube de Esquina, além de festas itinerantes em Campinas e região ao lado de DJs como Kl Jay, Ajamu, DJ RM, DJ Erick Jay entre outros. Ainda em Campinas, trabalhou com grupos tradicionais da cidade como o grupo Ments e bandas, como a Muito Mais Que Isso e Criolo Branco (hoje Bleck a Bamba) e acompanhou o grupo Inquérito em suas apresentações, como DJ, programador e produtor, desligando-se das atividades como Dj ao final de 2019. Como produtor musical, tem em seu currículo trabalho desde grupos tradicionais de Campinas e região como grupos, cantores e Mc’s consagrados no Brasil, como Vanessa da Mata, Kamau, Drik Barbosa, Tássia Reis, Crônica Mendes, Rael, Coruja BC1, Izzy Gordon, Miguel(cantor de R&B norteamericano), Majur, Pabllo Vittar, e mais frequentemente com Marcello Gugu, Rashid, grupo Inquérito (onde assina faixas com participação Arnaldo Antunes, Ellen Oléria e Alexandre Carlo), Emicida (onde assina uma faixas com participação de Caetano Veloso, Karol Conká, Majur e Pabllo Vittar) , Liège produzindo o disco Ecdise, q deverá ser lançado entre 2020/2021 pelo edital Natura Musical e em parceria com Dudu Marote, produziu o single da cantora Gaby Amarantos “Sou Mais Eu”. Em publicidade realizou trabalhos para o Banco Bradesco, C&A, West Coast, Black Madre, LAB Fantasma, Amazon Prime e assina a trilha do longa metragem da biografia do dançarino nordestino Nelson Triunfo.

Dudu Marote

Produtor de músicas há mais de 30 anos para Skank, BaianaSystem, Emicida, Pato Fu, Francisco El Hombre, Tokyo Ska Paradise Orchestra, Jota Quest, Adriana Calcanhotto e muitos mais. Liderou musicalmente projetos especiais que incluíram Caetano Veloso, Iza, Jorge Benjor, Elza Soares, Arlindo Cruz, Pitty, Ricky Martin, Shakira entre muitos outros. Suas produções já tem mais de 430 milhões de plays no Spotify.  

XAXIM é seu projeto musical, faz música eletrônica orgânica, junto com Fabião Soares. O conceito envolve interações com plantas, ritualidades, culturas afrobrasileiras e indígenas. Em 2019 tocaram ao vivo em Berlin, Paris e Londres e festivais no Brasil.  Cada interação com música e artistas é um aprendizado. Um percorrer de um labirinto incrível onde o caminho da experiência é tão importante quanto o objetivo a ser alcançado.

Luis Lopes

Engenheiro de gravação, mixagem e masterização, autodidata, proprietário do C4 studios desde 2003, já trabalhou em discos de diversos artistas como:Tássia Reis, Liniker, Flora Matos, Emicida, Rashid, Nomade Orquestra, Patrícia Bastos, Ná Ozzetti, OBMJ, Luiza Possi, André Abujamra, Orquestra Vermelha entre outros. A atuação em diversos estilos musicais aconteceu naturalmente como uma forma de se renovar artisticamente a cada projeto. Assim também surge a proposta de mesclar diversas estéticas musicais, incorporando elementos de estilos variados aos projetos que participa com o intuito de agregar novas sonoridades e sentimentos, quebrando barreiras estéticas e sempre trabalhando em conjunto com produtores musicais e artistas. Além da engenharia de áudio também é entusiasta na restauração e reutilização de equipamentos antigos de estúdio e mídias pouco utilizadas nos dias atuais como Fita Magnética e Vinil.

Marco Aurélio Silva

Marco atua como gerente do estúdio Toque Grave em Londrina-PR desde 2013, produtor musical e engenheiro de áudio em qualquer localidade e também, músico há 20 anos. Carrega no currículo uma sessão de mixagem internacional, como principal engenheiro de mix em uma mesa Neve vintage, um seminário presencial de mixagem com Andrew Scheps em Nova York, mais de 20 palestras de áudio assistidas na AES 2019 NYC com grandes nomes como Chris Lorge Alge, Tchad Blake, Michael Brauer e outros. Além de ter participado de workshops presenciais em grandes estúdios como Midas e Mosh, com Paulo Anhaia, Eric Silver e Lisciel Franco. Mas antes de tudo, em sua profissão anterior, cursou mestrado acadêmico em Patologia, o que o fez descobrir a sua paixão por instruir. Com esse embasamento, passou a ministrar seus próprios workshops a partir de 2015 e atualmente está lançando um curso online “PRODUÇÃO EM ESTÚDIO E MIXAGEM DE ÁUDIO” pela plataforma Hotmart. Contudo, Marco já gravou e produziu mais de 30 álbuns, EPs e mais de 70 sessões ao vivo. Atualmente está na ativa produzindo e mixando os trabalhos do Toque Grave e da demanda online através do seu site toquegrave.com/online. Perto ou longe, presencial ou online, em um home ou grande estúdio, a presença do produtor é indispensável para otimizar a performance musical e profissionalizar a produção, desde seu esboço até a arte finalizada.

 

Mauro Araújo

Engenheiro de gravação e mixagem. Trabalha em estúdios de gravação de áudio desde o final da década de 90. Trabalhou no estúdio Companhia dos Técnicos, antigos estúdios da RCA no Rio de Janeiro por uma década, onde teve a oportunidade de trabalhar com os mais diversos tipos de produção e artistas, atuando em gravação analógica e digital e edição digital . Participou também de várias gravações/montagem de estações digitais p gravação ao vivo. É engenheiro de gravação no estúdio Marini, do produtor Kassin, desde 2014 até o momento.

 

 

Nando Costa

Nando Costa é um produtor musical e engenheiro de áudio baseado em Los Angeles, California (EUA), graduado em Music Production & Engineering (Summa Cum Laude) pela Berklee College of Music (Boston, Massachusetts, EUA). Premiado pela Acoustical Society of America (ASA) em 2009 e pelo Departamento de Music Production & Engineering da Berklee em 2011, Nando Costa vem se destacando na indústria musical nos últimos anos. Depois de se graduar em 2012, retornou ao Brasil e começou a liderar vários projetos de produção musical em diversos estúdios da região sudeste, incluindo o Estúdio Versão Acústica (São João Nepomuceno – MG), de propriedade do renomado artista e intérprete Emmerson Nogueira, ganhador de inúmeros discos e DVD’s de ouro e platina. Nando teve o prazer de trabalhar diversas vezes com Emmerson, incluindo a produção completa de seus últimos 2 álbuns de estúdio — Emmerson Nogueira (2014) e Versão Acústica 5 (2015) — e de seu mais recente DVD, Versão Acústica Sessions (2019). Além de Emmerson, Nando já trabalhou com grandes nomes da música nacional e internacional, como o ícone Milton Nascimento, o lendário guitarrista norte-americano Stanley Jordan, o grupo pop Rouge, dentre vários outros. Em sua discografia, Nando Costa contabiliza mais de 50 discos produzidos, incontáveis singles, EP’s e serviços de produção, mixagem e masterização freelance. Além de seu trabalho como profissional da indústria fonográfica, Nando Costa já viajou o Brasil, passando por diversos estados, com seus cursos presenciais de produção musical, mixagem e masterização e atualmente gera conteúdo online para a sua plataforma (www.nandocostamusic.com) e também para um dos canais mais novos e crescentes sobre produção musical no YouTube brasileiro, o Nando Costa Music, com mais de 15.000 inscritos. Em Los Angeles, Nando comanda seus trabalhos de produção, mixagem e masterização em seu estúdio Brown Noise e também é lead sound engineer do grupo Union Recording Studios.

Rodrigo de Castro Lopes

Ganhador do Grammy 2015 (USA) e do Grammy Latino 2017 como engenheiro de gravação do melhor disco de Latin Jazz (ambos os trabalhos foram com a pianista Eliane Elias). Com dez discos indicados ao Grammy Latino, Rodrigo já trabalhou em gravações e discos de artistas como Chico Buarque, Francis Hime, Eliane Elias, Mauro Senise, Caetano Veloso, Wagner Tiso, Tom Jobim, Marc Johnson, George Moustaki, Roberto Carlos, Lulu Santos, Daniela Mercury, entre outros. Rodrigo foi engenheiro de masterização na Visom Digital (RJ), gerente artístico da PolyGram, diretor técnico da Herbert Richers, e engenheiro de áudio/produtor da gravadora Biscoito Fino.Bacharel em Piano pela Universidade de Brasília (1987), formado pela Berklee em Engenharia de Áudio e Produção (1990), mestre em Didática de Práticas Musicais Interpretativas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015), Rodrigo ensina Tecnologia na Música e matérias teóricas musicais, tendo sido professor do curso de Produção Fonográfica da Fatec de Tatuí por dois anos (2018-2019).

Thiago Bianchi

Thiago Bianchi é Vocalista da Banda de Heavy Metal Noturnall, Ex Vocalista da banda Shaman, Produtor Musical, Compositor, Diretor e Roteirista de Vídeo Clipes, além de Palestrante, Escritor e Apresentador do Talk Show “Bom Dia! Com Rock E Filosofia!”, da Rádio Kiss FM. Filho da cantora Maria Odette, quem lançou Caetano Veloso e grande vencedora dos Festivais dos Anos 60 na Tv Record, Excelsior e Tv Tupi.

Seu trabalho de Produtor a frente de seu estúdio, o FUSÃO VM&T STUDIOS, não é menos impressionante, já que o estúdio está entre um dos mais importantes do mundo do Metal no Mundo, além de ter gravado mais de 400 discos e produções ao longo dos anos, trabalhando com bandas do calibre de Kiko Loureiro (Megadeth), Angra, Edu Ardanuy (Ex-Dr.Sin), Timmo Tolki (Ex-Stratovarius), Tarja Turunem, Edu Falaschi (Ex-Angra), Shaman, dentre muitos, muitos outros.

Thiago também é um sobrevivente de um Câncer onde aos 23 anos fora desenganado à 6 meses de vida e mais tarde aos 37, sofreu de uma Pancreatite onde novamente desenganado à apenas uma semana de vida. Participou duas vezes do Rock In Rio, onde teve sua banda considerada por vários meios como uma das apresentações mais icônicas da história do festival dentre as bandas do estilo. Em sua palestra falará sobre produção e gestão de carreira no mundo do Musical Business, voltado para o Hard/Rock/Metal.

Uli Schneider

Uli Schneider, Produtor musical

Tem diploma de „Tonmeister“ (Produtor musical) e estudos instrumentais (Piano, Contrabaixo) na “Hochschule für Musik” Detmold, Alemanha, e aperfeiçou-se num ano de pôs-graduação em “Sound Recording“ na McGill University Montreal, Canadá, Uli Schneider foi contratado da Sony Music como produtor de gravação em 1991.

Hoje é CEO da usc media concepts GmbH e da USC Brasil Produção Musical Ltda., ambos sendo prestadoras de serviço de produção musical. Clientes são artistas, assim como gravadoras, emissoras de TV, produtoras de filmes, festivais, etc. Produziu e gravou discos e programas de TV com artistas internacionalmente reconhecidos no ramo da música.

Uli Schneider trabalhou em várias partes do mundo músical como produtor de gravação, engenheiro de som e as vezes como arranjador, assim trabalhando em projetos da musica clássica, popular, jazz e música para filmes. Gravou trilhas para filmes de Luc Besson e trabalhou com artistas do mundo erudito (Kleiber, Abbado, Mehta, Filarmônicas de Berlim, Vienna, OSESP, etc.), bem como do mundo popular (Bon Jovi, Van Halen, Pat Metheny, etc.).

Mora no Brasil desde 2006.