Classe - Acústica

Coordenadores de Classe

Alexandre Maiorino

Possui graduação em Música Popular pela Universidade Estadual de Campinas (1993), Mestrado em Engenharia Civil na área de Acústica pela Universidade Estadual de Campinas (2013) e Doutorado em Arquitetura e Construção na área de Acústica pela Universidade Estadual de Campinas (2018). Leciona na Escola de Música da UFRN nas áreas de Gravação, Sonorização e Acústica. É coordenador do laboratório de pesquisa “Estúdio Ritornello”. Possui vasta experiência na área de gravação de música erudita, música popular, produção publicitária para rádio, TV e cinema, produção e pós-produção de áudio para cinema, sonorização e gravação ao vivo, projetos acústicos de estúdios de áudio e acústica de salas.

Davison Pinheiro

 

Davison Pinheiro é arquiteto, escritor, pintor e músico. Como arquiteto fez mais de 250 projetos, incluindo o complexo de estúdios da Fatec Tatuí. É professor e pesquisador de Acústica do Curso de Produção Fonográfica da Fatec Tatuí desde 2012.

Professores

Bruno Masiero

Prof. Bruno Masiero se formou em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo em 2005. Em 2007, recebeu o título de mestre pela Universidade de São Paulo por seu trabalho em controle ativo de ruído. Imediatamente depois, iniciou trabalho de pesquisa na área de audição binaural e reprodução de áudio espacial na Universidade RWTH Aachen, Alemanha, e em 2012 recebeu o título de doutor em engenharia. Atualmente é Professor Doutor (MS3.2) na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas. Sua pesquisa tem foco na aplicação de técnicas modernas de processamento digital de sinais em diversas aplicações de áudio e acústica, como aquisição e reprodução espacial de som, imageamento acústico, caracterização de materiais acústicos e desenvolvimento de ferramentas de avaliação audiológica. É membro do comitê assessor da Comissão Internacional de Acústica (gestão 2019-2022) e desde 2019 é coordenador associado do Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE) da Unicamp.

Leonardo Fuks

PhD em Acústica Musical, prrofessor associado de Acústica Musical e de Fisiologia da Voz da Escola de Música da UFRJ.

Doutorado pelo KTH-Suécia, Instituto Real de Tecnologia da, Estocolmo, sob orientação do Prof Johan Sundberg. Mestrado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Docente da UFRJ desde 1991.Como engenheiro mecânico trabalhou na Escócia, Colômbia, Equador e Brasil. Como músico erudito e popular, foi membro fundador da Orquestra Sinfônica do Paraná, da Orquestra de Música Brasileira e músico contratado do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Atua como consultor em exposições, projetos de acústica e filmes didáticos. Ministra oficinas de construção e execução de instrumentos e voz, com atuações em diversos países, como Japaão, EUA, Suécia, Dinamarca, México, Suiça, Alemanha, Colômbia, Equador e Canadá. Criou e dirige a Cyclophonica, única orquestra profissional de bicicletas do mundo.

Maria Fernanda de Oliveira

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Unisinos, mestrado em Engenharia Civil pela UFSM, doutorado em Engenharia pela UFRGS e Pós-Doc no LNEC/Portugal. Atualmente exerce atividades na Unisinos como coordenadora do itt Performance, professora do PPG em Arquitetura e Urbanismo e membro da Comissão Editorial da ArquiteturaRevista. Integra a coordenação da Regional RS da SOBRAC, e tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em acústica arquitetônica, atuando principalmente nos seguintes temas: desempenho de edificações, acústica de edifícios, conforto ambiental, desempenho de materiais e planejamento urbano.

Renato Cipriano

Renato Cipriano é Engenheiro de Áudio, Acústica e Produtor Musical tendo trabalhado como Diretor de Design e Acústica na renomada WSDG por 22 anos, sendo responsável por inúmeros projetos da empresa no Brasil e no exterior, incluindo trabalhos de acústica e eletroacústica, supervisão de obras e alinhamento de sistemas de áudio em estúdios profissionais, arenas, teatros e diversos tipos de ambientes de análise crítica de áudio. Como engenheiro de gravação, mixagem e produtor musical, tem uma extensa carreira ao lado de bandas como Jota Quest, Lô Borges e Skank, com quem teve honra de receber um Grammy Latino em 2004. Renato dirige hoje a Sonic Arts, que é uma empresa especializada em projetos de acústica arquitetônica e sonorização incluindo supervisão de obras e alinhamento de sistemas de áudio profissionais.

Roberto Tenenbaum

 

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Fundação Getúlio Vargas (1976), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987). Foi docente e pesquisador por mais de 30 anos (1974-2004) do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da COPPE, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi também Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando no Departamento de Engenharia Mecânica e Energia e na pós-graduação em Modelagem Computacional do Instituto Politécnico (IPRJ), Campus Regional de Nova Friburgo, RJ, por mais de 12 anos (2006-2018). Atua na área de Dinâmica, Acústica e Vibrações. Tem seis livros publicados na área de Dinâmica, sendo dois no exterior, e dois livros publicados na área de Acústica.  É membro emérito e fundador da Associação Brasileira de Ciências Mecânicas (ABCM) e membro fundador da Sociedade Brasileira de Acústica (SOBRAC), além de membro da Acústica Society of America (ASA). É bolsista de produtividade em pesquisa (PQ) do CNPq desde 1990 e foi Procientista da UERJ. Foi o criador e Coordenador do Laboratório de Instrumentação em Dinâmica, Acústica e Vibrações (LIDAV) do IPRJ de 2007 até 2018. Atualmente é Professor Titular Visitante do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Maria. Suas principais linhas de pesquisa atuais são: vibroacústica e identificação de fontes sonoras; realidade virtual acústica e modelagem de funções de transferência relativas à cabeça humana; aurilização de salas e realidade virtual acústica; simulação numérica de campo acústico em salas; qualidade acústica de salas de aula; avaliação acústica de salas de concerto; identificação de dano estrutural a partir de ensaios de propagação de ondas acústicas e de vibrações; e problemas inversos em dinâmica, acústica e vibrações. É o criador e desenvolvedor do código computacional de simulação e aurilização em salas RAIOS 7.

Stelamaris Rolla Bertoli

Professora Colaboradora e Livre Docente do Departamento de Arquitetura e Construção da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo  (FEC) da UNICAMP. Fez graduação,  mestrado e doutorado em Física no  Instituto de Física Gleb Wataghin da UNICAMP, e tornou-se  Livre Docente pela Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo  (FEC) da UNICAMP. Coordenou o Laboratório de Conforto Ambiental e Física Aplicada da FEC-UNICAMP. Foi Conselheira,  Diretora  e atualmente é a Presidente da Sociedade Brasileira de Acústica – SOBRAC. Orientou  vários mestrados e doutorados na área de Acústica. Atua principalmente nas temáticas de Acústica de Salas, Ruído Ambiental e Desempenho acústico de edificações, publicando vários trabalhos em periódico,  eventos nacionais e internacionais. 

Tapio Lokki

Prof. Tapio Lokki was born in Helsinki, Finland, in 1971. He has studied acoustics, audio signal processing, and computer science at the Helsinki University of Technology (TKK) and received an M.Sc. degree in electrical engineering in 1997 and a D.Sc.(Tech.) degree in computer science and engineering in 2002. Then he continued at TKK as a lecturing researcher teaching virtual reality and making research on virtual auditory environments. At 2007 he was appointed as an Academy Research Fellow, which is highly competed independent research position in Finland, for a period of five years. At present Dr. Lokki is an Associate Professor (tenured) with the Department of Signal Processing and Acoustics at Aalto University, where he leads the virtual acoustics team. The passion of Prof. Lokki is to understand how rooms modify sound that we hear. To pursue the encompassing understanding of room acoustics, his team is investigating auralization, spatial sound reproduction, binaural technology, and novel objective and subjective evaluation methods, as well as physically-based room acoustics modeling methods. Particularly, the interest has been in concert halls, in which the team has developed new measurement techniques, analysis methods for spatial impulse responses, and sensory evaluation methods to understand the perceptual differences between concert halls. Furthermore, Prof. Lokki has been continuing a long-term research on augmented reality audio and novel hearing protection devices. Recent novel research areas of the virtual acoustics team are hearing in noisy and reverberant spaces as well as bio-based absorption materials.Prof. Lokki has published over 70 journalarticles and over 150 conference papers. He has been awarded by the International Commission of Acoustics (ICA Early Career Award 2013), the Audio Engineering Society (Fellow 2017), the Academy of Finland Award on social impact (2011). Prof. Lokki is a member of the Acoustical Society of America, a fellow of the Audio Engineering Society, and a honorary member of the
Acoustical Society of Finland.

O Prof. Tapio Lokki nasceu em Helsinque, Finlândia, em 1971. Estudou acústica, processamento de sinais de áudio e ciência da computação na Universidade de Tecnologia de Helsinque (TKK). Fez mestrado em engenharia elétrica em 1997 e doutorado (Tech.) em ciência da computação e engenharia em 2002. Continuou como pesquisador na TKK, lecionando, ensinando realidade virtual e fazendo pesquisas em ambientes auditivos virtuais. Em 2007, foi nomeado para o “Academy Research Fellow”, uma posição de pesquisa independente altamente concorrida na Finlândia, por um período de cinco anos. Atualmente, o Dr. Lokki é Professor Associado (titular) do Departamento de Processamento de Sinais e Acústica da Universidade Aalto, onde lidera a equipe de acústica virtual. A paixão do Prof. Lokki é entender como as salas modificam o som que ouvimos. Para este fim, sua equipe investiga temas como auralização, reprodução de som espacial, tecnologia binaural e novos métodos de avaliação objetivos e subjetivos, bem como métodos de modelagem acústica de salas baseados em processos físicos. Particularmente, o interesse tem sido em salas de concerto, nas quais a equipe desenvolveu novas técnicas de medição, métodos de análise para respostas de impulso espacial e métodos de avaliação sensorial para entender as diferenças perceptivas entre salas de concerto. Além disso, o Prof. Lokki tem continuado uma pesquisa de longo prazo sobre áudio de realidade aumentada e novos dispositivos de proteção auditiva. As áreas de pesquisa recentes da equipe de acústica virtual são a audição em espaços ruidosos e reverberantes, bem como materiais de absorção de base biológica. O Prof. Lokki publicou mais de 70 artigos em periódicos e mais de 150 artigos em congressos. Foi premiado pela Comissão Internacional de Acústica (ICA Early Career Award 2013), a Audio Engineering Society (Fellow 2017), o Prêmio da Academia da Finlândia sobre impacto social (2011). É membro da Acoustical Society of America, membro da Audio Engineering Society e membro honorário da Acoustical Society of Finland.

Viviane Melo

Professora adjunta e coordenadora do curso de graduação em Engenharia Acústica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É professora colaboradora, na área de construção civil e preservação ambiental, na linha de pesquisa em conforto ambiental, do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da UFSM. 

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), mestrado em Engenharia Civil, com ênfase em Acústica Ambiental, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) e Doutorado em Engenharia Mecânica, na área de Acústica e Vibrações, também pela COPPE/UFRJ. 

Atua na área de conforto ambiental desde a 1995. De 2013 a 2017 foi pesquisadora do Laboratório de Instrumentação em Dinâmica, Acústica e Vibrações (LIDAV) do Instituto Politécnico da UERJ.  É membro da Sociedade Brasileira de Acústica (SOBRAC) desde o ano 2000. Em 2014 obteve reconhecimento como Associada Certificada, na categoria Fundamental 1, pela SOBRAC. Desde 2019 integra o Conselho Fiscal da SOBRAC e faz parte da diretoria regional SOBRAC-RS como 1ª Secretária.

Orienta pesquisas nas áreas de acústica de salas de aula, desempenho acústico em edificações, acústica ambiental, psicoacústica e acústica subjetiva. 

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5640661336499240