Classe de Piano
André Marques - Coordenador da Classe
PROFESSORES
Amilton Godoy
Amilton Godoy nasceu em Bauru (S. Paulo). Participou e venceu importantes concursos de piano a longo de sua carreira. Com Rubens Barsotti (bateria) e Luiz Chaves (baixo), participou da formação, em 1964, do hoje histórico Zimbo Trio, grupo que gravou 51 discos e aonde apresentou-se em mais de 40 países. Hoje segue o ZIMBO TRIO (49 anos) como AMILTON GODOY TRIO onde lançou em setembro de 2013 o CD AUTORAL 1 e em 2019 lançou do novo CD Amilton Godoy Trio – Tributo ao Zimbo trio que segue em turnê.
Como maestro e arranjador, produziu diversos álbuns, entre eles dos da coleção Piano Solo Compositores Brasileiros. Como solista, é considerado um dos maiores pianistas do mundo e atuou como convidado de orquestras regidas por maestros como Júlio Medaglia, Chiquinho de Moraes e Simon Bleche e me 2019 do maestro Tiago Costa ao lado da Orquestra Jovem Tom Jobim.
Em 1973, com Barsotti e Chaves e o baterista João Ariza, fundou, em S. Paulo, uma das mais importantes escolas de música do Brasil, que já formou mais de 30 mil alunos, o CLAM (Centro Livre de Aprendizagem Musical aonde hoje é único diretor e responsável de uma extensa metodologia musical com dezenas de métodos editados.Em 2012 gravou ao lado do jovem gaitista Gabriel Grossi o CD “Villa Lobos Popular” e em novembro de 2013 lançou ao lado da Flautista Lea Freire o CD “Amilton Godoy e a música de Lea Freire” como músicas de Lea Freire, e em 2017 lançou, novamente ao lado de Lea Freire, o CD “ A Mil Tons” , agora com composições de Amilton Godoy. Com esses CD o DUO fez 3 turnes internacionais, em 2017 (setembro), 2018(agosto) e 2019 (agosto) em 4 estados dos EUA (Califórnia, Oregon, Washington e Florida). Na turnê de 2018 , o DUO gravou um CD nos EUA junto com o Saxofonista Harvey Wainapel que seguiu em lançamento nos EUA em agosto de 2019.
Em 2017 Amilton também seguiu em Turne no CHILE com o músicos Alejandro Espinosa e Christan Gálvez. E seguiu turnê em Janeiro de 2019.
Também em 2017, Amilton seguiu com Marcel Powell , filho de Baden Powell, em turnê pela Caixa Cultural de Salvador , fazendo uma homenagem ao mestre Baden, com a Participação de Fabiana Cozza. O projeto segue em 2018 , também pela Caixa Cultural, em Curitiba em Setembro de 2018.
Em 2018, Amilton ganhou o Edital do BNDES para prestar sua homenagem ao Mestre Jacob do Bandolin em parceria com Gabriel Grossi e Fabio Peron.
Em 2019 gravou o CD Tributo ao Zimbo Trio, ao lado dos músicos Sidiel Vieira e Edu Ribeiro onde segue fazendo seu lançamento , oficialmente em Março no Itau Cultural e no BLUE NOTE em Abril.
Com esse trio em 2019 realizou diversos shows em SESC e Festivais pelo país. Também em 2019, foi convidado para fazer parte do TRIO de João Parahyba, Trio Mocotó, para fazer parte se sua comemoração de 50 anos de carreira.
Esteve ao lado da Orquestra Jovem Tom Jobim como solista em um show com a regência do Maestro Tiago Costa.
Em 2020 segue em turnê do novo trabalho com Trio e shows ao lado de Gabriel Grossi.
Duo Gisbranco
Edson Sant'anna
Felipe Silveira
Felipe Silveira, pianista e intérprete, professor, arranjador e compositor, natural de Campinas – SP, nasceu em 1987. Músico profissional há mais de 15 anos, estudou música popular com Jaime Barbosa. Neste curto período já adquiriu vasta experiência tocando ao lado de músicos experientes como: Hector Costita, Lito Robledo, Fernando Merlino, Thiago do Espírito Santo, Teco Cardoso, Toninho Ferragutti, Bruno Mangueira, Michel Leme, Cuca Teixeira, Idriss Boudrioua, Daniel D’Alcântara, Ademir Júnior, Phil DeGreg, Wilson Teixeira, Walmir Gil, Bob Wyatt, Michael Waldrop, David Spencer, Enéias Xavier, Vinicius Dorin, Djalma Lima, Natan Marques, Harvey Wainapel, Celso de Almeida, Sizão Machado, Marcus Teixeira, entre outros. Acompanhou vários intérpretes como Juliana Caymmi, Danilo Caymmi, Fátima Guedes, Adyel Silva, Dina Blade, Myrthes Aguiar, Claudio Nucci, Célia, Vírginia Rosa, Filipe Cato, entre outros. Como produtor trabalhou no disco Do outro lado do mar, de João Alexandre, que contou com participações de Abraham Laboriel, Julio Figueroa, Rique Pantoja, Michel Leme, Hélio Delmiro, Leonardo Gonçalves, Rildo Hora, entre outros. Possui um disco lançado em 2011 com composições próprias voltadas para a vertente de canções brasileiras. O trabalho é de sua produção com a participação de Sidiel Vieira (baixo acústico), Osmário Marinho (bateria), João Alexandre (voz e violão), Tirza Silveira (voz), Bruno Mangueira (guitarra) e Ademir Júnior (sax). Além de ser integrante fixo da banda de seu pai, o respeitado arranjador, violonista e intérprete João Alexandre, participa atualmente em vários projetos musicais:
Hercules Gomes
Considerado um dos mais representativos pianistas brasileiros da atualidade, Hercules Gomes se destaca pelas fortes influências de ritmos brasileiros, jazz e da música erudita presentes em seu estilo. Natural de Vitória (ES) e radicado em São Paulo, Hercules é bacharel em música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Já se apresentou em alguns dos mais importantes festivais de música no Brasil e no exterior como o Festival Piano, Piano (Buenos Aires, Argentina); o Festival Internacional Jazz Plaza (Havana, Cuba); o Brazilian Music Institute (Miami, EUA), o Festival de Inverno de Campos do Jordão (São Paulo, Brasil); e o Savassi Festival (Belo Horizonte, Brasil). No Brasil foi vencedor do 11o Prêmio Nabor Pires de Camargo e do I Prêmio MIMO Instrumental. Em 2015 participou do projeto Gravação dos Concertos Cariocas de Radamés Gnattali no qual interpretou o Concerto Carioca no 2 com a Orquestra Sinfônica de Campinas. Em 2013 lançou seu primeiro trabalho solo intitulado “Pianismo” com composições próprias e arranjos que trazem fotografias panorâmicas do piano brasileiro e em 2018 lançou seu segundo álbum: “No tempo da Chiquinha” em comemoração aos 170 anos da pianista e compositora Chiquinha Gonzaga. E em 2020 lança o álbum “Tia Amélia para Sempre” em homenagem à Amélia Brandão Nery, a Tia Amélia.
Silvia Goes
Silvia Goes nasceu em 1947, em São Paulo. Tornou-se profissional aos 11 anos, tocando violão. Aos 20 teve a oportunidade de trabalhar como arranjadora na TV Tupi. Aos 27 se encantou pelo piano, instrumento que segue até hoje. Silvia, nesses 60 anos de atividade musical, gravou 9 CD’s, lançou 8 livros – entre eles “O Cérebro Musical”, “A Música no Divã” e o mais recente “Ser Músico – Pequeno Manual Prático”. Ministra cursos e palestras motivacionais sobre o “Desenvolvimento Humano Através Da Harmonia Musical”.
Salomão Soares
Salomão foi o vencedor do MIMO Instrumental Award 2017 e finalista do concurso de piano Montreux Jazz Festival 2017.
Nascido e criado no interior da Paraíba, o pianista e arranjador que mora na cidade de São Paulo, apesar de seus 30 anos, carrega uma vasta experiência em suas criações musicais. Ele dividiu o palco ao lado de alguns nomes notáveis da música brasileira, como Hermeto Pascoal, Filó Machado, Toninho Horta, Camille Bertault, Vinicius Dorin, Lea Freire e Toninho Ferragutti.